segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Dia Internacional da Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina


O Dia Internacional da Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina é celebrado anualmente no dia 6 de fevereiro. Este dia visa a erradicação da mutilação genital feminina, tratando-se de uma violação dos direitos humanos de meninas e mulheres. Este ato reflete a desigualdade profunda entre os sexos e constitui uma forma extrema de discriminação contra as mulheres, causando consequências físicas, psicológicas e sociais a longo prazo.


O dia 6 de fevereiro foi proclamado como o Dia Internacional da Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina, através da Resolução 67/146, adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 20 de dezembro de 2012.

A Mutilação Genital Feminina é comum sobretudo em África, mas também é praticada em países do Médio Oriente e em certas regiões da Ásia-Pacífico, América do Norte, América Latina e Europa, devido às comunidades emigrantes. Pelo menos 200 milhões de meninas e mulheres são vítimas deste procedimento em todo o mundo.

Muitas vezes são os pais que pagam ou iniciam a prática, para que as filhas possam casar com homens que não aceitariam mulheres não circuncidadas. Algumas culturas acreditam que os órgãos femininos são impuros e têm de ser purificados.

No Agrupamento esta problemática foi abordada junto das turmas do ensino secundário através da exploração de filmes e de debates.



Sem comentários:

Enviar um comentário